Zodiac

Zodiac (2007)

de David Fincher

Trailer.

.

.

.

David Fincher continua a marcar positivamente todos os projectos em que participa. Com Zodiac, demonstra mais uma vez porque foi considerado o menino-prodígio da sua geração. Embora bastante afastado do estilo a que nos habituou com obras-primas como Se7enFight Club, Zodiac revela-se provavelmente o seu filme mais meticulosamente elaborado e formalmente mais bem conseguido. Zodiac retrata a investigação policial dos crimes do Zodíaco, um serial killer que aterrorizou a cidade de São Francisco nas décadas de 60 e 70, cometendo uma série de homícidios brutais e aparentemente aleatórios. Sendo um filme de época, que se estende por cerca de três décadas foi dada uma particular atenção aos mínimos detalhes e pormenores da produção. Toda a construção da narrativa também está bastante bem conseguida e o filme acaba por pecar apenas pela sua excessiva duração e pelo crescente avolumar de personagens que são introduzidas sem qualquer relevância para a trama.

Composto por um elenco de luxo, de que se destacam Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Chloe Sevigny e uma série de outros notáveis que aceitaram interpretar breves cameos, o filme não desaponta nunca pelas suas interpretações. Com uma fotografia exemplarmente estudada e executada, e com momentos de tensão particularmente bem colocados, Zodiac revela-se uma das primeiras agradáveis exibições do cinema norte-americano de 2007.  

 A realização segura e sempre confiável de David Fincher.

 A excessiva duração do filme e o número crescente de personagens que pouco ou nada contribuem para o desenrolar da acção.

Deixe um comentário